Biography – Portuguese

Michael Kurek, Composer

Através de sua evolução do estilo modernista ao pós-modernista para uma narrativa tradicionalista, a integridade musical sempre presente nas composições de Michael Kurek renderam-lhe reconhecimento nacional e internacional. Suas peças foram ouvidas em concertos com orquestras sinfônicas e grupos de música de câmara em cinco continentes (excluindo apenas Antártica e África). Michael recebeu alguns dos prêmios nacionais de maior importância tais como “Academy Award in Music” da Academia Americana de Artes e Letras, o “lifetime achievement” em Música e também o Prêmio “Charles Ives”. Michael também recebeu inúmeras comissões dos principais centros musicais na América do Norte tais como MacDowell Colony em Peterborough em New Hampshire; a prestigiada “Fromm Fellowship” em composição para o festival de música de Tanglewood; e a Wellesley College Composers Conference;

As composições de Michael venceram primeiro lugar em inúmeras competições das principais fundações musicais nos Estados Unidos tais como Broadcast Music, Inc. (BMI), the American Symphony Orchestra League, Meet the Composer Foundation, the National Endowment for the Arts, and the Music Teachers’ National Association.

Michael tem estado presente nos principais comitês internacionais tais como “The Recording Academy” e por seis anos consecutivos serve como jurado no comitê de Nomeações para o prêmio “Grammy de Música Clássica”. Ele é diretor da “John W. Work III Memorial Foundation”, fundação que concede bolsa de estudos para minorias nos Estados Unidos. Michael tambem serve como compositor convidado em diversas Universidades e Escolas de Música no mundo todo, além de ser jurado de competições em composição, dentre elas destaca-se “Music Teachers National Association’s MTNA-Shepherd”, “Distinguished Composer of the Year”, “Golden Key Honor Society”,  “Young Texas Artists Music Competition”, “National Federation of Music Clubs Young Composers Competition” “Marion Richter American Music Awards” e “Victor Herbert/ASCAP Awards”

As suas peças foram ouvidas nas maiores salas de concerto no mundo como John F. Kennedy Center for the Performing Arts em Washington, D. C., e também em transmissões ao vivo para TV e Rádio nos Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Dinamarca, República Tcheca, Rússia, Portugal, Austrália, Brasil, Itália e Suécia.  Seu trabalho foi transmitido pela “National Public Radi” NPR’s “Morning Edition” e por toda a Alemanha via KlassikRadio e sua genialidade tem sido reconhecida em diversas publicações, jornais e periódicos.

As peças de Michael foram gravadas e tocadas por uma variedade de solistas e grupos de música de câmara em inúmeros festivais de música conferencias musicais e em universidades; Também em temporadas oficiais de orquestras sinfônicas tais como a Orquestra Sinfônica de Atlanta, Indianapolis, Green Bay, Nashville, Bridgeport, Lansing, Fargo, e pela Orquestra Sinfônica do Pacifico em Los Angeles, Orquestra Filarmônica de Praga na República Checa, Filarmônica de Tomsk na Rússia, Filarmônica de Reutlingen em Stuttgart, Alemanha.

Compositor filiado da BMI Classics, suas peças foram publicadas pela International Music Service (New York), Lyon & Healy (Chicago), The Tuba Euphonium Press, e pela Spectrum Music Press (Los Angeles) e estão disponíveis para download em mais de 50 plataformas digitais

Michael também e professor de composição em nível acadêmico, por anos tem servido como Diretor do Departamento de composição e teoria musical na Blair School of Music na Vanderbilt University em Nashville, Tennessee. Anteriormente, Michael foi professor na “State University of New York”, e no Conservatório Musical de Chicago na Roosevelt University.

Michael estudou composição com Werner Henze e Eugene Kurtz, e com vencedores do premio Pulitzer em composição Leslie Bassett e William Bolcom na Universidade de Michigan, onde recebeu o grau de Doutor (DMA) em composição. Em 2006 a Vanderbilt University concedeu a Michael o prêmio “Blair Educator” como melhor educador da universidade.

Em uma cerimônia realizada em Nova Iorque pela Academia Americana de Artes e letras, o compositor Ned Rorem leu a seguinte citação: “ A música de Michael Kurek é encantadora e atraente, intensamente lírica e rica em profundidade intelectual, possui uma forma clara e elegante quanto sua construção sem deixar de ser imaginativa em sua orquestração. Seu concerto para Harpa exemplifica sua habilidade em construir uma narrativa musical que é acessível ao público e exigente para o solista. Sua escrita musical é intensamente tradicional, acentuada e pontuada por elementos presentes na música contemporânea. ”

%d bloggers like this: